A nossa equipa em Cabo Verde

Patricia de Souza

Patricia Portela de Souza

RCO
Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde
 
 
A Sra. Portela de Souza traz consigo mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento e trabalho humanitário com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, tendo trabalhado em vários países, como Brasil, Moçambique, Bangladesh, Sede (Nova Iorque), Quénia, Angola e Costa Rica.

Antes de sua nomeação como Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, a Sra. Portela de Souza foi Representante do UNICEF na Costa Rica, onde liderou o desenvolvimento do novo Programa de Cooperação do País e contribuiu para o desenvolvimento do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2023 - 2027 - o marco global acordado com o Governo que orienta o trabalho do sistema de desenvolvimento das Nações Unidas no país. Apoiou a abertura de 35 espaços seguros para crianças migrantes e nacionais em comunidades de acolhimento altamente vulneráveis, bem como a regularização do estatuto migratório de mais de 8.200 crianças e adolescentes e o desenvolvimento da plataforma de aprendizagem digital “Aprendo Pura Vida”, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes e professores, além de aumentar as operações locais de arrecadação de recursos, alcançando 2.500 doadores individuais para o UNICEF Costa Rica.

A anteceder a sua missão em Costa Rica, a Sra. Portela de Souza trabalhou como Representante Adjunta da UNICEF em Angola, onde liderou intervenções programáticas e apoiou o Instituto Nacional de Estatística na conclusão e lançamento da primeira Análise de Privação Múltipla Sobreposta de Angola. Além disso, apoiou a introdução de um modelo comunitário de educação pré-escolar e os esforços de advocacia de alto nível em parceria com a sociedade civil, o que resultou em um aumento da dotação orçamental do Estado para crianças nos setores de saúde, nutrição e educação em 2018 e 2019. Também coordenou o trabalho de emergência em vários países, concentrando-se nas respostas aos surtos de doenças (cólera, poliomielite e sarampo), inundações, secas e respostas humanitárias a populações refugiadas e migrantes.

Patricia Portela de Souza tem um mestrado em Ciências Sociais/Sociologia e uma licenciatura em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; um diploma de Liderança e Gestão pelo Gordon Institute of Business Science, Universidade de Pretória, África do Sul, e um certificado de curso de Normas Sociais pela Universidade da Pensilvânia, EUA.
Ana Touza

Ana Touza

FAO
Representative
 
É doutorada em Ciências Sociais pela FLACSO (Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, Costa Rica) e possui um Mestrado em Desenvolvimento Rural (Instituto de Estudos Sociais, Universidade Erasmus, Holanda). Ela liderou um estudo sobre a transição agrária e exclusão social dos agricultores hondurenhos e um estudo sobre as lacunas socioeconómicas nos municípios rurais mais pobres das Honduras para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Como especialista em género, ela fazia parte da equipa de campo das Honduras, além de estudar as mulheres maias na Guatemala e as mulheres Miskito e Lenca nas Honduras. Trabalhando para o Programa Alimentar Mundial ela ocupou cargos de liderança como Diretora e Coordenadora do Programa (Honduras), Coordenadora de um programa-conjunto da RBA em Moçambique (ganhou o Prémio de Melhores Colaborações da RBA no terreno) e Consultora Regional (para 9 países da América Latina e do Caribe).
Ana Laura Touza alcançou os objetivos programáticos com os mais altos níveis de implementação, incluindo abordagens inovadoras, como sistemas básicos de rastreabilidade de grãos e ferramentas de auto-avaliação para organizações de agricultores que foram disseminadas e adaptadas como ferramentas do Programa Alimentar Mundial.
Dr. Daniel Kertesz

Daniel Kertesz

OMS
Representante da OMS
 
 
 
Daniel Kertesz tem trabalhado com a Organização Mundial de Saúde desde 1997. Recentemente, o Dr. Kertesz foi Representante da OMS em Tailândia (2016-2021) e de 2012-2016 em Moçambique. Durante este período, ele foi destacado para servir como Representante da OMS a.i. em Serra Leoa (Agosto 2014-Março 2015) para liderar as atividades da OMS de resposta ao Ébola no país. De Julho a Dezembro de 2015, foi destacado para a sede da OMS para desempenhar o cargo de Director do Equipa do projeto que se tem dedicado à reforma do trabalho da OMS em situações de emergência.

O Dr. Kertesz iniciou a sua carreira na OMS no Mali, onde foi responsável pelas atividades de erradicação da poliomielite e o Programa Alargado de Vacinação. Prosseguiu este trabalho como Líder da equipa de imunização com a OMS/Angola, e depois como Representante da OMS na Guiné Bissau e Gana.

Antes de se juntar à OMS, o Dr. Kertesz foi Chefe da Divisão de Doenças Respiratórias em Canadá. O Dr. Kertesz é um médico especializado em Medicina Interna e Doenças Infeciosas. Tem um mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e é membro do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada.”
David Matern

David Matern

Representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF
 
 
David Matern é o Representante Residente do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde desde Abril de 2023. Antes de assumir o cargo actual desempenhou a função de Ponto Focal do UNICEF para a reforma do Sistema de Desenvolvimento das Nações Unidas e para a Coerência da ONU. De 2016 a 2019, liderou o Cluster Nórdico do UNICEF e geriu as relações do UNICEF com os governos nórdicos, que contribuíram, anualmente, com quase meio bilhão de dólares para a agência.

No início da sua carreira, David Matern trabalhou para o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, para o Programa Alimentar Mundial e para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Nova York, Roma, Cabul, Berlim, Genebra e Escócia. Além da língua materna, o alemão, Matern é fluente em inglês, francês e italiano, e atualmente está a aprender o português.

David Matern possui um mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, bem como um mestrado em História pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.
 Dr. Amado de Andrés

Dr. Amado de Andrés

ONUDC
Representante do Escritório Regional do UNODC para a África Ocidental e Central (ROSEN)
 
 
Em 15 de Fevereiro de 2021, o Director Executivo do UNODC nomeou o Dr. Amado de Andrés (Espanha) para o cargo de Representante, Escritório Regional do UNODC para a África Ocidental e Central (ROSEN), a partir de 1 de Março de 2021. O Dr. de Andrés leva à sua nova missão uma vasta experiência substantiva e gerencial relevante em desenvolvimento,negociação,implementação e monitorização dos programas de assistência técnica do ONUDC, bem como na construção e manutenção de parcerias estreitas com todos os intervenientes relevantes no governo, nas Nações Unidas em geral, no sector privado e nas organizações da sociedade civil.

Antes da sua nova missão, o Dr. de Andrés foi Representante do Escritório Regional do UNODC para a África Oriental (ROEA). Nesta função, negociou e implementou programas substanciais para contribuir com o avanço do trabalho do UNODC na região e posicionou efectivamente o ONUDC no contexto da Reforma do Sistema de Desenvolvimento das Nações Unidas.

O Dr. de Andrés juntou-se ao UNODC em 2004 como Director do Programa em Dakar no Escritório Regional para a África Ocidental e Central no Senegal (ROSEN). Desde então, ocupou vários cargos dentro do ONUDC, incluindo: Representante do Escritório Regional para a América Central e Caraíbas no Panamá (ROPAN); Responsável da Equipa da América Latina e Caraíbas; e Oficial de Controlo de Drogas e Prevenção do Crime com a mesma equipa na sede do ONUDC em Viena.

Anteriormente, o Dr. de Andrés trabalhou para a Missão das Nações Unidas no Kosovo (UNMIK), o Banco Mundial, a Comissão Europeia e a Samsung.

Amado é doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Michigan, EUA e tem mestrado em Administração Pública pelo Colégio da Europa, Bélgica. É fluente em inglês, francês e espanhol e tem um conhecimento de português.
Mathias Spaliviero

Mathias Spaliviero

UN-Habitat
Oficial Sénior de Assentamentos Humanos no Escritório Regional para a África
 
Mathias Spaliviero é um Cientista Ambiental com um PhD em Geografia.
Nos últimos 18 anos tem trabalhado para o Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU-Habitat) no continente africano, lidando com mais de 20 países. Antes de ingressar no ONU-Habitat foi professor e pesquisador na Faculdade de Ciências da Geoinformação e Observação da Terra (ITC) da Universidade Twente, na Holanda.
Atualmente exerce o cargo de Gestor de Portfólio para a África Ocidental e Moçambique, na Representação Regional para África do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em Nairobi, Quénia.
Ngone DIOP

Ngoné Diop

UNECA
Directrice , Bureau Sous-Régional pour l'Afrique de l'Ouest
 
 
A Sra. Ngone DIOP é a Diretora do Escritório Sub-Regional da Comissão Económica para África (CEA-ECA) para a África Ocidental, com sede em Niamey, Níger, cobrindo os 15 países da África Ocidental. A Sra. Ngone DIOP é Economista; Especialista em desenvolvimento de políticas; Especialista em género e economia com mais de 20 anos de experiência e histórico na formulação de políticas orientadas para resultados e aconselhamento sobre redução da pobreza, desenvolvimento inclusivo, igualdade de género e empoderamento das mulheres e o dividendo demográfico.

Antes da sua nomeação como Directora Sub-Regional, a Sra. Diop foi Chefe da Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres na CEA, durante a qual liderou a formulação e implementação de ferramentas inovadoras, de investigação política personalizada e orientada para resultados e serviços de consultoria para Membros Africanos. Estados.

Anterior ao cargo na ECA, foi Conselheira Sénior do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido para o Governo de Ruanda, pós-genocídio, durante o qual liderou a elaboração e implementação efetiva de políticas e programas transformadores para a reconstrução socioeconómica de Ruanda - igualdade de género e empoderamento das mulheres, que foi reconhecido pelo governo como uma enorme contribuição para os resultados transformadores do Ruanda, incluindo em matéria de igualdade de género.

Enquanto liderava o trabalho sobre a pobreza, o crescimento e os ODM no PNUD em Nova Iorque, a Sra. Diop liderou um trabalho político inovador sobre o crescimento económico, o desenvolvimento, a desigualdade e a ligação entre esta trilogia e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) com apoio e componentes de capacitação que beneficiaram 56 países, a maioria dos quais eram africanos. A Sra. Diop foi Conselheira Técnica Regional para Finanças Públicas do Banco Mundial, Programa de Sensibilização para a Orçamentação Sensível ao Género para a África Ocidental e Central; Seus outros cargos principais incluem o de pesquisadora, analista económico; Professor de economia no Instituto de Economia e Gestão de Dakar, Senegal. Foi também diretora do curso de género e economia no IDEP.

A Sra. Diop possui um mestrado em economia pela Universidade de Aix Marselha 3, França e um 3º ciclo em investigação económica/estudos aprofundados em economia, pela Universidade de Aix-Marseille 2, França. A Sra. Diop é originária do Senegal.


Quelita Gonçaalves

Quelita Vera Silves Gonçalves

OIM
Chefe de Escritório
 
Formada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil, Quelita Gonçalves, conta com mais de uma década de experiência em gestão, com especial foco no planeamento estratégico para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, sobretudo na integração da migração, desenvolvimento e gestão de projetos, gestão de recursos humanos e financeiros.

Quelita juntou-se à OIM em 2013 e desde então está envolvida na jornada em prol da defesa dos direitos dos migrantes e sua integração plena na sociedade Cabo-verdiana, assistência aos migrantes em situação de vulnerabilidade, fomento ao diálogo sobre a governança da migração junto aos parceiros nacionais e internacionais, assim como promoção de iniciativas de mobilização da diáspora, especialmente na área de investimento com propósitos de fomentar o empreendedorismo, apoiar a inovação, desenvolver sectores prioritários da economia e, ainda, aliviar a pobreza em Cabo Verde.

Com uma larga experiência no terreno, ela ainda tem dedicado especial atenção à proteção e assistência às vítimas do Tráfico Humano em Cabo Verde em parceria com os atores anti-tráfico nacionais e internacionais e impulsionado o debate e o combate a este flagelo que tem devastado imensas vidas em todo mundo.

Sua experiência, também a levou a colaborar com diversas missões da OIM na nossa região, que a proporcionou uma das mais valioasas experiências na sua carreira profissional, nomeadamente no aconselhamento e apoio aos migrantes que foram resgatados na Líbia e retornados à Costa do Marfim com o apoio da OIM. Hoje ela se posiciona como uma defensora dos direitos dos migrantes e promotora da valorização da diáspora e do seu contributo indispensável para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Rose Mwebaza

Director and Regional Representative, UNEP Office for Africa