Escritório da Coordenadora Residente

A Coordenação do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde é assegurada pela Sra. Patrícia Portela de Souza, recentemente nomeada pelo Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, tendo iniciado as suas funções no dia 8 de Maio de 2023.

A Coordenadora Residente em concertação com os representantes das agências que integram o Sistema das Nações Unidas no país, assume a responsabilidade geral e a coordenação das atividades da Organização através da implementação do novo Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNCF) 2023-2026, visando dar resposta estratégicas às prioridades do país definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II).

A Coordenadora Residente é responsável pela coordenação da equipa no país em questões de estratégias, de planificação, seguimento e avaliação dos programas implementados a través do UNCF. 

O Gabinete da Coordenação apoia o Coordenador Residente e a Equipa de País (UNCT), dando assistência técnica, estratégica e integrada nas seguintes áreas: Planeamento Estratégico, Economia, Parcerias e financiamento do desenvolvimento, Gestão de dados, seguimento e avaliação e Comunicação e Advocacia.

A Equipa de País (UNCT) é constituída por neste momento por 19 Agências mais o Banco Mundial.

 

Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em  Cabo Verde

A Sra. Portela de Souza traz consigo mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento e trabalho humanitário com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, tendo trabalhado em vários países, como Brasil, Moçambique, Bangladesh, Sede (Nova Iorque), Quénia, Angola e Costa Rica.

Antes de sua nomeação como Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, a Sra. Portela de Souza foi Representante do UNICEF na Costa Rica, onde liderou o desenvolvimento do novo Programa de Cooperação do País e contribuiu para o desenvolvimento do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2023 - 2027 - o marco global acordado com o Governo que orienta o trabalho do sistema de desenvolvimento das Nações Unidas no país. Apoiou a abertura de 35 espaços seguros para crianças migrantes e nacionais em comunidades de acolhimento altamente vulneráveis, bem como a regularização do estatuto migratório de mais de 8.000 crianças e adolescentes e o desenvolvimento da plataforma de aprendizagem digital “Aprendo Pura Vida”, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes e professores, além de aumentar as operações locais de arrecadação de recursos, alcançando 2.000 doadores individuais para o UNICEF em 1,5 anos.

Antes disso, a Sra. Portela de Souza trabalhou como Representante Adjunta da UNICEF em Angola, onde liderou intervenções programáticas e apoiou o Instituto Nacional de Estatística na conclusão e lançamento da primeira Análise de Privação Múltipla Sobreposta de Angola. Apoiou também a introdução de um modelo comunitário de educação pré-escolar e os esforços de advocacia de alto nível em parceria com a sociedade civil, o que resultou em um aumento da dotação orçamental do Estado para crianças nos setores de saúde, nutrição e educação em 2018 e 2019. Também coordenou o trabalho de emergência em vários países, concentrando-se nas respostas aos surtos de doenças (cólera, poliomielite e sarampo), inundações, secas e respostas humanitárias a populações refugiadas e migrantes.

Patricia Portela de Souza tem um mestrado em Ciências Sociais/Sociologia e uma licenciatura em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; um certificado de Liderança e Gestão pelo Gordon Institute of Business Science da Universidade de Pretória, África do Sul, e um certificado de curso de Normas Sociais pela Universidade da Pensilvânia, EUA.

 

 

 

Patricia de Souza

Patricia Portela de Souza

Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde