"A crise provocada pela covid-19 terá consequências sem precedentes na vida das crianças, e que ultrapassam, em muito, a questão da saúde" diz UNICEF

UNICEF doa às Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde lavabos adaptados às crianças e materiais de protecção individual.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) procedeu à entrega de uma doação às Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, que consiste lavabos adaptados às crinaças e materiais de protecção individual, para reforçar o plano de contingência implementado pela instituição, cno quadro da luta contra a pandemia da COVID-19.

No ato da entrega que ocorreu na Direcção Geral das Aldeias Infantis SOS na cidade da Praia, o chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, em representação do UNICEF, Opia Kumah manifestou a sua satisfação de, em nome do UNICEF, testemunhar o reforço das ações de proteção das crianças e dos profissionais das aldeias infantis contra a COVID-19.

A crise provocada pela covid-19 terá consequências sem precedentes na vida das crianças, e que ultrapassam, em muito, a área da saúde. Por isso, a realização dos direitos a educação, saúde, sobrevivência são especialmente importantes porque a sua ausência ou fragilidade trazem um prejuízo profundo ao desenvolvimento da criança, referiu Opia Khuma no seu discurso.

O chefe do Escritório Conjunto salientou ainda que este ato de reforço dos cuidados de higiene das crianças e dos profissionais das aldeias infantis SOS contra a COVID 19 é um sinal do firme comprometimento do UNICEF para com a proteção das crianças em Cabo Verde. Reforçando que é preciso continuar a fazer de tudo para impedir que esta pandemia se transforme em uma crise de proteção infantil.

Para O Director Nacional das Aldeias SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira, a doação do UNICEF demonstra que esta organização internacional tem acompanhado o trabalho que a instituição está a desenvolver.

Dionísio Pereira agradeceu este gesto por parte da UNICEF garantindo que vai potenciar enormemente todo o trabalho realizado pela instituição.

A cerimónia de entrega destes matériais contou ainda com a presença do Director Nacional das Aldeias SOS, a Coordenadora Nacional do Programa Alargado de Vacinação Infantil, a Coordenadora Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva e Colaboradores das Aldeias Infantis SOS.

 

Escrito por
Autor
Keila Monteiro
Analista de Comunicação do Fundo de Descentralização e Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde
PNUD
Analista de Comunicação
Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
UNICEF
Fundo das Nações Unidas para a Infância