#COVID19 – 46 famílias serão beneficiadas com rendimento social, num em gesto de solidariedade dos funcionários das Nações Unidas em Cabo Verde

Em gesto de solidariedade e humildade para com o país, neste momento de crise sanitária, os funcionários das Nações Unidas em Cabo Verde uniram-se para ajudar ,através do fundo solidário criado pelo Governo de Cabo Verde, na resposta à epidemia da COVID-19 no país.

Nações Unidas Praia, 13 de Maio de 2020 - Em gesto de solidariedade e humildade para com o país, neste momento de crise sanitária, os funcionários das Nações Unidas em Cabo Verde uniram-se para ajudar ,através do fundo solidário criado pelo Governo de Cabo Verde, na resposta à epidemia da COVID-19 no país.

Esta iniciativa  surgiu, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos no dia 7 de Abril e que este ano, devido à pandemia da COVID-19, não foram realizadas actividades públicas.

Assim, para marcar a data, cerca de 50 funcionários das Nações Unidas em Cabo Verde, com base numa participação voluntária juntaram-se e arrecadaram um total de 464.303$00 (quatrocentos e sessenta e quatro mil, trezentos e três escudos) que serão destinados a apoiar cerca de 46 famílias vulneráveis, contemplando-as com um mês de rendimento social, o que permitirá apoiar a sua subsistência por mais algum tempo.

Assim, este espírito solidário, que caracteriza a Organização das Nações Unidas e a todos que nela trabalham, vem dar corpo aos princípios que norteiam a nossa acção no dia-a-dia, visando contribuir para minimizar, na medida do possível, e no contexto actual, os efeitos da COVID-19 na vida dos que mais precisam neste momento, para NÃO DEIXAR NINGEM PARA TRÁS.

O período da recolha da doação decorreu de 7 a 30 de Abril e o valor será canalizado para a conta do Tesouro, que foi criada exclusivamente para contribuições voluntárias para apoiar os mais vulneráveis nesta luta contra o COVID 19.

Os funcionários das Nações Unidas em Cabo Verde e a sua Organização, enquanto instituição, estão fortemente comprometidos com as pessoas, o país e o Governo para vencer esta luta que é de todos.

Estamos convencidos, que com um verdadeiro djunta mon*, que faz parte da característica deste povo, o país será capaz de responder da melhor maneira possível a esta pandemia. 

 

*Expressão típica em crioulo típica que significa junta esforços, dar as mãos e espelha o espírito de solidariedade

Contatos para a imprensa
Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
OIM
Organização Mundial para as Migrações
UN-Habitat
Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos
ONU
Organização das Nações Unidas
PNUD
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
UNFPA
Fundo das Nações Unidas para a População
UNICEF
Fundo das Nações Unidas para a Infância
OMS
Organização Mundial da Saúde