Uma resposta coordenada ao coronavírus

O Secretário-Geral da ONU apelou a todos os países a adotarem uma abordagem abrangente, adaptada às suas circunstâncias.

Na quarta-feira, 11 de março de 2020, a World Health Organization (WHO) classificou o coronavírus (COVID-19), a doença viral, como uma pandemia, mas é uma pandemia que pode ser controlada. O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus recentemente descoberto.

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, que chefia a agência da ONU, disse, na sua declaração : "Vou ser claro: descrever isto como uma pandemia não significa que os países devam desistir".

O Secretário-Geral da ONU instou a todos os países a adotarem uma abordagem abrangente, adaptada às suas circunstâncias - com a contenção como um pilar central. O COVID-19 está a afetar milhares de pessoas, com impacto nos sistemas de saúde dos países e tendo amplos efeitos sociais e económicos. As entidades da ONU que trabalham no desenvolvimento, o Grupo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas Grupo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas  , estão a apoiar os países nos seus planos de preparação e resposta.

Esta página reúne fontes de informação e orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas  (ONU) sobre o atual surto de novo coronavírus (COVID-19).

A OMS tem estado a trabalhar em estreita colaboração, a nível global, com especialistas, governos e parceiros para rastrear a disseminação e fornecer orientação a países e indivíduos sobre medidas para proteger a saúde e impedir a disseminação desse surto.

Para manter-se atualizado com as informações mais recentes, visite:

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
ONU
Organização das Nações Unidas
OMS
Organização Mundial da Saúde